O que e o grafite de rua?
O que é o grafite de rua?
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.
Qual a diferença entre arte e pichação?
O grafite é uma arte que é baseada em desenhos: todas as letras e figuras que sãoutilizadas na pintura são pensada e elaboradas, para que representem aquilo que o artista quer mostrar. A pichação é o ato de escrever ourabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas.
Quem inventou o grafite de rua?
Keith Haring (EUA)
Em que situação o grafite é proibido?
De acordo com a Lei 12.408, o grafite deixou de ser considerado crime desde que ocorra com o consentimento do proprietário, e “com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística”.
Qual é a função do grafite?
Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.
Qual é o principal objetivo do grafite?
O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê. Acredita-se que esse tipo de arte exista desde o Império Romano, mas o movimento se popularizou nos anos 70. O grafite pode estar ligado a vários movimentos diferentes, mas em especial, está relacionado com o Hip-Hop.
O que é pichação na arte?
O que é Pichação: As pichações são expressões gráficas pintadas em muros e edificações das cidades. Podem ser palavras, textos ou mesmo imagens. Considerada crime no Brasil, a pichação é utilizada como forma de expressão de grupos marginalizados da sociedade, em especial, jovens das favelas.
Porque pichação não é arte?
A pichação é considerada essencialmente agressiva e desprovida de valores artísticos. É feita em locais públicos, geralmente à noite, sendo vista como uma forma de ataque e vandalização a um bem público.
Qual foi a origem do grafite?
Origem do Grafite Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
Como se originou o grafite?
O grafite é uma expressão artística que ocorre em espaços públicos. Nas periferias de Nova Iorque, na década de 70, jovens manifestaram suas lutas sociais por meio do grafite e impulsionaram a arte de rua. O grafite surgiu em meio a movimento da contracultura como crítica aos padrões impostos do fazer arte.
Quando o grafite constitui crime?
A Lei n. 12.408, de 25 de maio de 2011, buscou “descriminalizar” o grafite quando praticado com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística.
Quando o grafite foi legalizado no Brasil?
Grafite x pichação Paulista, desenhados pela primeira vez, de forma ilegal, em 1989 e legalizados em 1991 pela gestão de Luiza Erundina (PT). Até 2011, o grafite em edifícios públicos era considerado crime ambiental e vandalismo em São Paulo. A partir daquele ano, somente a pichação continuou sendo crime.
Quais são as formas de grafite mais comuns em Roma?
Pintura em calçadas, e outras formas de grafite, ainda são comuns até hoje em Roma. Os romanos consideram o grafite como uma forma de arte urbana, mas muitos ocidentais o consideram como um ato de vandalismo. A não ser nos casos em que os proprietários permitem que muros e calçadas sejam grafitados.
Por que os grafiteiros de rua são considerados crimes?
Pintar ou pichar patrimônios públicos, históricos ou mesmo propriedades privadas sem a devida autorização é considerado crime. Este é o limite que nossa sociedade tem estabelecido com os grafiteiros de rua, a fim de criar uma relação com esta arte que vem das ruas.
Quais são os limites que a sociedade tem estabelecido com os grafiteiros de rua?
Este é o limite que nossa sociedade tem estabelecido com os grafiteiros de rua, a fim de criar uma relação com esta arte que vem das ruas. Assim como existem pessoas que gostam e admiram o grafite e desejam ter seu espaço em muro ou tapume preenchido por um desenho, há quem não goste.
Qual a importância do grafite para a cidade?
O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social , e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.